Uma Live realizada pelo Imperatriz Online, no último dia 30 de julho, reuniu três membros do Movimento Nova Federal Maranhão, o senador Roberto Rocha e o reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho, para discutir a proposta de criação de uma nova universidade federal no Estado, que agregaria os campi de Imperatriz, Grajaú e Balsas.

Proposta por diversos políticos nos últimos anos, a criação de nova universidade voltou a ser tema recorrente nos discursos do senador Roberto Rocha nos últimos meses, o que fomentou, em julho de 2020, a criação do Movimento Nova Federal Maranhão por docentes, técnicos, alunos e entidades de Imperatriz, Balsas, Grajaú e região, como forma de a comunidade acadêmica organizar uma participação mais efetiva na discussão, além de cobrar que o projeto, de fato, ande e saia do papel.

Na live, o senador chegou a afirmar que a universidade seria criada ainda este ano. Representantes do Movimento destacaram os benefícios regionais que a criação traria e pediram explicações sobre qual o andamento efetivo do projeto, que depende de ação do Executivo e não apenas do Legislativo. O reitor Natalino Salgado Filho também manifestou-se favorável à criação da nova UF e ouviu promessa do senador de que Imperatriz ganharia, também, um hospital universitário.

O Movimento Nova Federal Maranhão foi representado na live por três professores membros de sua comissão geral: Herli Sousa (Pedagogia/Imperatriz), Lina Smith (Balsas), e Hélio Rodrigues (Contábeis/Imperatriz). O Movimento tem formado comissões de docentes, alunos e servidores para estudos em documentos e análises de ações e/ou movimentos atuais e do passado, com foco em contribuir com a produção de um novo projeto de universidade para a região, além de contar com outras comissões para apoiar e cobrar medidas políticas com esse foco.