Conheça o Movimento

Nos últimos anos, alguns professores da Universidade Federal do Maranhão, dos campus de Imperatriz, Grajaú e Balsas, começaram a discutir com docentes, técnicos e representantes de diversas entidades da região sobre a criação de uma nova universidade no estado do Maranhão, o único estado do nordeste brasileiro com apenas uma universidade federal.

Tornou-se mais frequente a fala de políticos sobre a criação dessa nova universidade. Em função disso e para não ficarmos alheios ao processo de eventual abertura de nova universidade federal (UF) no Estado, um grupo de cerca de 30 docente e técnicos da UFMA conversou em uma primeira live realizada em julho de 2020 e decidiu criar um grupo de estudos sobre o processo de implementação de uma nova UF no estado do Maranhão, com formação de comissões para pesquisas e levantamentos de documentos e legislações, comissões políticas e de comunicação, bem como ações para cobrar e/ou apoiar projetos que atendam toda a comunidade acadêmica.

A ideia é que possamos colaborar com a elaboração de um bom projeto de criação de nova universidade para propor ao legislativo e executivo, não ficando passivamente recebendo uma nova UF em uma canetada de cima para baixo. Para participar e pensar sobre o papel da universidade, o grupo de docentes e técnicos, bem como de coordenadores de diversos cursos e de diversos campus, decidiu criar este Movimento.

Depois de meses de discussão, o Movimento foi criado em 20 de julho de 2020 e, na primeira semana, já contava 180 membros, além de uma pluralidade de apoios de entidades da região que será amplamente beneficiada com uma universidade que possa desenvolver as potencialidades regionais.

Assim, gostaríamos de convidar alunos, docentes e técnicos, bem como toda a sociedade, para participem deste processo que é, de fato, de diálogo, estudos de como foram as criações de outras UF pelo Brasil e de construção de um projeto coletivo, seja para esse momento político ou para momentos políticos futuros, mas de modo que tenhamos um projeto apto a contribuir caso essas ideias prosperem. E irão prosperar com nosso e o seu apoio. Participe!

A previsão do Movimento Nova Federal Maranhão é fortalecer canais de comunicação bem como ampliar diálogos políticos e institucionais que possam favorecer a criação de uma nova universidade. Promoveremos ações diversas, entre as quais, preparação de documentos e abaixo-assinados para cobrar das autoridades a devida atenção ao projeto de nova UF. Como primeira ação, na sexta-feira (24/07/2020), foi entregue ao ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, um manifesto com 150 assinatura, incluindo 15 entidades, em apoio à criação da nova universidade. Depois disso, documentos equivalente já foram entregues a outros ministros, deputados, senadores, para o presidente do Senado. Importante salientar que a criação conta com o apoio do atual reitor da UFMA, Natalino Salgado Filho e, a criação, recebeu moção de apoio da universidade. “Quem acredita sempre alcança!”.