A Comissão de Projetos do Movimento Nova Federal Maranhão reuniu, ontem, os três diretores dos campi de Imperatriz, Grajaú e Balsas para debater questões relativas à criação de uma nova universidade federal no Maranhão, que possa vir a beneficiar os três municípios, além de toda a região.

Participaram como convidados para as trocas de informações, a professora Gisélia Brito dos Santos, diretora da UFMA de Balsas; o professor Roni César Andrade de Araújo, diretor da UFMA de Grajaú; e o professor Daniel Duarte, diretor da UFMA de Imperatriz.

A Comissão de Projetos do Movimento é formada pelas professoras da UFMA, Eliene Cristina Barros Ribeiro, Jaqueline Rossato Leocádio, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro e Maria Neyrian de Fátima Fernandes. O grupo tem promovido uma agenda semanal de reuniões e pesquisas com o intuito de levantar informações sobre os novos e mais adequados modelos de gestão universitária, bem como os formatos das mais recentes universidades criadas a partir de desmembramento no Brasil.

A reunião de ontem discutiu predominante e preliminarmente a forma universitária da oferta de disciplinas, o funcionamento da estruturação como centro ou como instituto e as ideias de criação de novos cursos na região. Participaram do debate cerca de seis outros docentes e técnicos de diversos cursos da UFMA que compõem a Comissão Geral do Movimento Nova Federal Maranhão.

Nesta fase do Movimento, estão sendo desenvolvidos levantamentos, pesquisas e reuniões para troca e captação de informações, visando a construção futura de um projeto de universidade que possa, primeiro, atender a comunidade acadêmica e, segundo, ser defendido junto a instâncias do Executivo e Legislativo pelo Movimento. Isso para que docentes, técnicos e alunos não fiquem alheios às discussões de criação de nova universidade no Maranhão, mas, ao contrário, possam participar fornecendo apoio e ideias para um bom projeto educacional para a região.

O Movimento Nova Federal Maranhão foi criado em julho de 2020 com o intuito de estudar e estruturar um projeto de universidade para contribuir com as propostas de criação de nova universidade no MA, além apoiar e cobrar políticos que possam defender a nova universidade. Atualmente, o Movimento tem cobrado e apoiado o andamento de um projeto apresentado e anunciado pelo senador Roberto Rocha que prevê a criação da UFAMA (Universidade Federal da Amazônia Maranhense), que abrangeria os campi de Imperatriz, Grajaú e Balsas.

Ainda em fase inicial de estruturação, o Movimento Nova Federal Maranhão tem convidado todos que queiram participar e apoiar as propostas de criação dessa nova universidade a aderirem às redes sociais do Movimento e as ações atuais e futuras.