A Câmara de Vereadores de Grajaú também aprovou, hoje (09/11), uma Moção de Apoio à criação da Universidade Federal da Amazônia Maranhense (UFAMA). A proposta reunirá os campi de Balsas, Grajaú e Imperatriz em uma nova universidade federal, desmembrada da UFMA e que, ao ser criada, será a segunda universidade federal do Maranhão.

As Câmaras de Vereadores de Imperatriz e Balsas já haviam aprovado moções semelhantes nos últimos meses. Agora, com a iniciativa de Grajaú que teve votação unânime, os poderes legislativos dos três municípios inicialmente envolvidos na criação da nova universidade já se mostraram favoráveis à proposta.

Câmara de Vereadores de Grajaú ao aprovar a Moção.

Na Câmara dos Vereadores de Grajaú, a Moção de Apoio foi apresentada pelo vereador Neto Carvalho (Podemos) que, nas últimas semanas, esteve reunido com os membros do Movimento Nova Federal Maranhão e técnicos da UFMA em Grajaú, Angelo Afonso e Rodrigo Ramos, para tratar do movimento pró-criação de uma nova universidade.

Hoje, na sessão da Câmara, Angelo Afonso discursou justificando a criação da nova federal e elencando benefícios para a região. “A Moção foi aprovada por unanimidade e nossa iniciativa foi muito elogiada. Tive a oportunidade de usar a tribuna para elencar ações que o movimento já fez, bem como apresentar a justificativa para termos uma nova universidade. E, diante do que dissemos, os vereadores se colocaram à disposição para lutar pela nova universidade. Foi uma discussão muito produtiva”, analisou Afonso.